sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

UFPR e prefeitura de Matinhos acertam parceria


A parceria entre a Universidade Federal do Paraná e a prefeitura de Matinhos para viabilizar o Setor Litoral foi restabelecida. O prefeito Eduardo Antonio Dalmora esteve reunido nesta terça-feira (15) com o reitor da Universidade Federal do Paraná Zaki Akel Sobrinho. Também participaram do encontro, na Reitoria, o deputado federal Angelo Vanhoni, o diretor em exercício do Setor Litoral professor Renato Bochicchio, representantes da Secretaria Estadual de Ciência e tecnologia e pró-reitores.

Com o diálogo restabelecido, os problemas emergenciais de falta de água, luz, telefone e funcionários serão resolvidos a curto prazo. A médio prazo, será redefinido o papel do Setor Litoral no desenvolvimento da Região.


Para o prefeito Dalmora, o encontro foi positivo. “A verdadeira parceria sai do papel e vai para a realidade”, afirmou. Ele acredita que a universidade pode colaborar no desenvolvimento do município com cursos voltados para a Gestão Pública e Gestão Ambiental. “Queremos que os alunos da universidade residam em Matinhos, passem o fim de semana lá com suas famílias e gerem renda para a cidade”, disse Dalmora.

O reitor Zaki Akel Sobrinho acredita que a universidade pode colaborar com a prefeitura realizando ações mais sistêmicas em diversas áreas, como Meio Ambiente, Turismo e Plano Diretor e dessa forma ajudar a alavancar a cidade. “Precisamos expandir as fronteiras da universidade. No caso do Setor Litoral, são necessárias ações mais institucionalizadas e não personalizadas”, afirmou.

O reitor lembrou que durante o encontro o deputado federal Angelo Vanhoni citou a expansão do Litoral do Paraná com as novas condições dos Portos e o desenvolvimento de ferrovias e rodovias. Segundo Zaki Akel, a UFPR também aumenta sua participação no Litoral com a inauguração, em breve, da nova unidade do Centro de Estudos do Mar, no Balneário de Mirassol entre Praia de Leste e Pontal. No local funcionarão o curso de Aquicultura e o laboratório para criação de peixe e camarão.

O diretor em exercício do Setor Litoral, Renato Bochicchio disse que o encontro direcionou para “um novo ponto de partida para o projeto do Setor Litoral”. Outras reuniões técnicas foram agendadas.

Assessoria de Comunicação Social UFPR
Foto: Leonardo Bettinelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário